Pró-Reitoria de Extensão lança edital especial para a realização de projetos com foco em Qualidade de Vida e Saúde Mental

logo da Pró-Reitora de Extensão

16/8 é o prazo máximo para as propostas aprovadas pelas chefias darem entrada na área da ProEx no sistema ProExWeb (Reprodução)

A Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) lança o edital especial de projetos temáticos de Extensão: Qualidade de Vida e Saúde Mental, que vai selecionar até 15 propostas de extensão para serem apoiadas, cada uma, com quatro meses de bolsa de extensão para estudantes de graduação regularmente matriculados na UFSCar.

“Neste edital, idealizado em parceria com as Pró-Reitorias de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) e de Gestão de Pessoas (ProGPe), colocamos em prática a nossa proposta de ampliar, fortalecer e incentivar as atividades de extensão de forma interdisciplinar, permitindo a atuação em rede na Universidade, com foco na promoção da qualidade de vida e na saúde mental”, disse a Pró-Reitora de Extensão, Ducinei Garcia.

O Pró-Reitor de Extensão Adjunto, Fábio Gonçalves Pinto, explica que o edital levou em consideração os impactos da pandemia da Covid-19 nas diferentes esferas da vida cotidiana e pretende promover a articulação de atividades de ensino e pesquisa com os cuidados necessários com a qualidade de vida da comunidade universitária.

A submissão de proposta, aberta a partir da data de publicação do Edital (19/7), é exclusivamente pelo sistema ProExWeb por meio de preenchimento de formulário específico disponível na opção “Propor uma nova atividade”. Confira as instruções detalhadas para o uso do sistema ProExWeb. As propostas precisam ser vinculadas a um Programa de Extensão e detalhar objetivo, plano de trabalho, pessoas, grupos e/ou coletivos a serem atendidos e cronograma de execução com início das atividades previsto para 1/11, com duração mínima de quatro meses e máxima de seis meses.

Cada proponente deve acompanhar o fluxo de sua proposta no ProExWeb tal a garantir que o trâmite de aprovação pelas chefias dos setores e/ou departamentos (da equipe de trabalho envolvida nas atividades) ocorra até o dia 16/8. Este é o prazo máximo para as propostas aprovadas pelas chefias darem entrada na área da ProEx no sistema ProExWeb. Também em 16/8, a etapa de análise de admissão se encerra e, em seguida, apenas as propostas admitidas serão encaminhadas para a avaliação de mérito dos consultores. Acesse o edital na íntegra para compreender todos os detalhes.

O edital conta com três eixos temáticos, e as propostas das atividades de extensão devem englobar ao menos um deles: Qualidade de Vida e Promoção da Saúde (ações de promoção à saúde sobre a Covid-19); Cultura e Promoção da Qualidade de Vida (atividades com foco na oferta de ações culturais em suas dimensões simbólica, econômica e cidadã) e Qualidade de Vida e Promoção dos Direitos Humanos (atividades com foco em educação em direitos humanos, educação das relações étnico-raciais, educação das relações de gênero, inclusão e acessibilidade).

Podem participar do edital servidores docentes e técnico-administrativos efetivos ou voluntários/seniores (desde que contemplem atividades de extensão em seu plano de trabalho e que o período de contratação engloba o período do Edital), sem atrasos na entrega de relatório (s) de Atividades de Extensão finalizadas até dezembro de 2020 sob sua responsabilidade. Só será aceita a submissão de uma única proposta por servidor, na função de coordenação do projeto.

Deixe um comentário

Arquivado em Extensão, Saúde