Conselho de Curadores aprova prestação de contas da UFSCar e da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Conselho de Curadores da UFSCar

Conselho de Curadores da UFSCar avaliou os relatórios referentes ao exercício de 2020 (Reprodução)

O Conselho de Curadores da UFSCar, realizou na última segunda-feira (28/6), sua reunião anual para apreciação e aprovação dos relatórios de prestação de contas e de atividades referentes ao exercício de 2020. Na ocasião, os conselheiros avaliaram e aprovaram a prestação de contas do exercício financeiro de 2020 e o relatório de atividades da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI•UFSCar).

Além da presença dos conselheiros, a reunião contou com a participação da Reitora, Ana Beatriz de Oliveira, da Vice-Reitora, Maria de Jesus Dutra dos Reis, da Ex-Reitora (2016- 2020), Wanda Aparecida Machado Hoffmann, do Ex-Pró-Reitor de Administração, Márcio Merino Fernandes e de Leandro Innocentini Lopes de Faria, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (2016-2020), que apresentou o relatório.

Em sua explanação, Leandro apresentou os dados gerais da Universidade, os fatos marcantes de 2020, que foram os 50 anos da UFSCar e as ações comemorativas, o processo de sucessão na Reitoria, o impacto da pandemia da Covid-19 e as ações adotadas pela Universidade para enfrentar a nova realidade, e o orçamento reduzido.

A apresentação incluiu os indicadores sobre desempenho, como despesas e investimentos, e os destaques nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade, bem como os impactos da pandemia em cada uma delas. Mesmo com os desafios impostos, o relatório mostrou que a UFSCar subiu de posição, de 15ª para 12ª, no indicador Reputação no Mercado feito pelo QS Latin America University Rankings 2018-2021 que avalia as universidades do Brasil.

Os conselheiros destacaram a habilidade das Universidades, em particular da UFSCar, em superarem momentos de crise e produzirem avanços no conhecimento e apoiarem a sociedade no enfrentamento à pandemia apesar das adversidades.

Ao final da apresentação, a Reitora agradeceu à equipe da gestão anterior pelo trabalho realizado e aos conselheiros pelo importante papel que exercem em benefício do desenvolvimento contínuo da UFSCar. A Dirigente destacou que o orçamento reduzido e a pandemia seguem sendo os principais desafios da gestão, mas que estão comprometidos através das mobilizações realizadas, com a busca pela recomposição do orçamento e, através das ações do plano de enfrentamento à pandemia, Vencendo a Covid-19, com o controle interno da pandemia e a preparação da Universidade para a retomada presencial das atividades no futuro.

Conselho de Curadores
O Conselho de Curadores é um órgão de natureza fiscal, composto por seis membros efetivos e três suplentes, nomeados pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como responsabilidade analisar e emitir parecer sobre a Tomada de Contas elaborada anualmente pela UFSCar, encaminhando-a aos órgãos competentes, bem como avaliar todas as atividades desenvolvidas na Universidade.

Atualmente, compõem o Conselho Carlos Alberto Ferreira Martins, Presidente (Docente da USP), Wolfgang Leo Maar, Vice-Presidente (Docente aposentado da UFSCar), Jurandyr Povinelli (Docente aposentado da USP), Rodolfo Godoy (Pesquisador da Embrapa), Valdemar Sguissardi (Docente aposentado da UFSCar), Glaucius Oliva (Docente da USP), e Maria Luísa Guillaumon Emmel (Docente aposentado da UFSCar). Os nomes de Oswaldo Duarte Baptista Filho (Docente aposentado da UFSCar e ex-Prefeito Municipal de São Carlos) e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (Professora Emérita da UFSCar) foram indicados pelo Conselho para ocupar as vagas deixadas por Nobuko Kawashita (Docente aposentada da UFSCar) e Sérgio Pripas (médico) e serão encaminhados ao MEC.

Deixe um comentário

Arquivado em Conselhos, Gestão