Secretaria Geral de Informática (SIn) realiza migração dos sistemas da UFSCar para a serviço de nuvem

Logo da Secretaria Gerald e Informática

Secretaria Geral de Informática atua para trazer mais estabilidade, agilidade e segurança aos processos (Reprodução)

Segurança dos dados, velocidade e estabilidade dos sistemas. Estas são as vantagens do uso do sistema de nuvens, modelo de computação que armazena dados na internet por meio de um provedor na nuvem, para o qual a Secretaria Geral de Informática (SIn) está migrando todos os sistemas da UFSCar. Em Na Pauta #14, o Secretário Geral de Informática da UFSCar, Erick Melo, (do momento 52:56 ao 1:11:36) deu detalhes sobre o projeto e outras ações da SIn que estão em andamento.

A implementação do projeto, iniciada em 2019, coloca a Universidade como uma das pioneiras entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) a realizar a migração para a nuvem. O serviço utilizado pela UFSCar é o Amazon Web Services, que passa a ser responsável por toda a operação de infraestrutura, permitindo à equipe da SIn focar no desenvolvimento e gerenciamento dos sistemas.

A primeira fase do projeto foi responsável pela migração dos registros de arquivos da Universidade (backup). A segunda, em andamento, já inseriu na nuvem os sistemas da Central de Serviços e do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Os próximos a serem inseridos são o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ProExWeb, Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), o Repositório e todos os demais externos utilizados pela comunidade interna, bem como os da própria SIn.

Erick Melo explica que o sistema em nuvem substitui o modelo clássico que utiliza um data center na SIn, com vários servidores, para guardar os dados, que, por estarem em equipamentos físicos, ficam suscetíveis a oscilações de funcionamento por eventuais falhas de energia e de acesso à rede de internet.

“Isso era um motivo de preocupação constante para a SIn, pela instabilidade e o seu impacto para toda a comunidade. A partir de um estudo técnico detalhado e treinamento de toda a equipe, criamos um departamento exclusivo para cuidar deste sistema. Além da segurança, estabilidade e velocidade, vantagens primordiais para o aprimoramento deste serviço, a tecnologia permite a mobilidade, sem custo, para qualquer outro sistema de nuvem”, destaca Melo.

Outra iniciativa da SIn referente ao aprimoramento das atividades é o projeto piloto, iniciado pelo Sistema de Apoio à Gestão Universitária Integrada (SAGUI), que possibilita formas alternativas de fazer o login nos sistemas da UFSCar pela conta Gov.br (portal unificado do Governo Federal), desburocratizando os acessos e trazendo ainda mais segurança aos dados.

Deixe um comentário

Arquivado em Infraestrutura