Reitora se reúne com parlamentares de São Carlos e federais para apresentar gravidade do cenário orçamentário e solicitar apoio

Um dos encontros da Reitora foi com o Deputado Federal, Carlos Zarattini

Um dos encontros da Reitora foi com o Deputado Federal, Carlos Zarattini (Analice Garcia)

A Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, participou nesta sexta-feira (21/5) de encontros com diversos parlamentares para falar sobre a crítica situação orçamentária das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) em 2021, com corte de 18% no orçamento, que se agrava na UFSCar, onde a redução chega a 21%, e para solicitar o apoio para que se unam à mobilização em defesa da Educação, da Ciência e Tecnologia.

“Seguimos em articulação para recompor o orçamento aos patamares de 2020 (na ordem de R$1 bilhão para todas as IFES) para que possamos assegurar as atividades de ensino, pesquisa e extensão e os programas de assistência estudantil. Para isso, é fundamental o apoio dos parlamentares para dar visibilidade a essa luta e para que se somem aos nossos esforços, a fim de garantir o acesso e a permanência de todos e todas ao Ensino Superior público, gratuito e de excelência, fundamental para a transformação social e o desenvolvimento científico e tecnológico do País”, disse Oliveira.

Acompanhada do Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Djalma Ribeiro Junior, e do Pró-Reitor de Administração Adjunto, Luiz Manoel Almeida, a Reitora se reuniu com o vereador de São Carlos Djalma Nery e o deputado federal Ivan Valente, ambos do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). No encontro, os dirigentes da UFSCar detalharam o grande desafio para garantir a viabilidade dos projetos de assistência e permanência estudantil diante do corte de cerca de R$ 2 milhões de recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), nos dois últimos anos.

Oliveira também esteve com o deputado federal Carlos Zarattini e a vereadora de Araraquara, Thainara Faria, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT), e com a vereadora Raquel Auxiliadora, também do PT, na live semanal da parlamentar, que trouxe um panorama da situação da UFSCar.

Os parlamentares se colocaram à disposição da Universidade e se comprometeram a acompanhar o tema de perto para traçar novas estratégias em conjunto. O deputado Ivan Valente salientou que vai abordar o assunto na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para que haja uma audiência pública sobre o tema. Além disso, se comprometeu em apoiar projetos com foco na assistência estudantil.

Zarattini destacou que assim que a Comissão de Orçamento 2021 for instituída na Câmara, da qual ele fará parte, vai pautar o assunto para ser debatido e traçar estratégias para recomposição dos recursos, sendo uma delas a articulação com o Ministério da Economia.

No dia 13/5, os reitores das IFES estiveram com a Bancada Paulista no Congresso Nacional e, fruto desses esforços, conseguiram agendar audiência com o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, para a próxima terça-feira (25/5), para solicitar a elaboração de um Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) para a recomposição do orçamento de 2021 das universidades e institutos federais e solicitar a disponibilização imediata dos recursos aprovados na Lei Orçamentária de 2021 para viabilizar a execução das atividades.

Deixe um comentário

Arquivado em Gestão