100 dias de gestão: ProGrad e ProPG apresentam balanço dos principais projetos colocados em prática no início da gestão

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Pró-Reitores e Pró-Reitores Adjuntos da ProGrad e da ProPPG durante o Na Pauta (Reprodução)

Os 100 primeiros dias de gestão da nova equipe da Administração Superior da UFSCar foram marcados por desafios, conquistas e, principalmente, pela transparência e pelo comprometimento com o programa de gestão e diálogo constante com a comunidade universitária.

O balanço desses 100 dias foi apresentado pela equipe no Na Pauta, programa semanal realizado pela equipe de Comunicação da UFSCar. Para que toda a comunidade fique por dentro do que foi apresentado, divulgamos uma série de matérias sobre as atividades das Pró-Reitorias, direção de Campus e do Hospital Universitário nestes 100 dias. Nesta, evidenciaremos as ações das Pró-Reitorias de Graduação (ProGrad) e de Pós-Graduação (ProPG).

Pró-Reitoria de Graduação
O Pró-Reitor de Graduação, Daniel Rodrigo Leiva, e a Pró-Reitora de Graduação Adjunta, Luciana Cristina Salvatti Coutinho, (a partir do minuto 9:00 até o 23:05) falaram sobre os desafios para a gradução em tempos de pandemia e detalharam algumas iniciativas da gestão como o Projeto Cheganças, o Grupo de Trabalho Interdisciplinar em Acessibilidade e a realização do XI Seminário de Ensino de Graduação.

Com relação aos desafios da graduação na pandemia, destacaram os esforços para implementar iniciativas de facilitação do ensino remoto e dos processos virtuais no âmbito do Ensino Emergencial não Presencial (ENPE). “Temos trabalhado de forma articulada com toda a equipe técnica da ProGrad, coordenações de curso e conselheiros do Conselho de Graduação para avançar na excelência da graduação”, disse Leiva.

Essa articulação também acontece com a comunidade externa, por meio da participação dos Pró-Reitores no Colégio de Pró-reitores de Graduação (Cograd) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em um Grupo de Trabalho que tem como foco a prevenção da evasão. “Junto com a Secretaria Geral de Informática (SIn), temos atuado em um projeto piloto que vai utilizar ferramentas digitais para a prevenção e previsão da evasão”, disse.

A nova gestão retomou o Grupo de Trabalho Planejamento (GT Planejamento), que programa as novas ofertas de atividades no ensino remoto e as análises de dados do andamento do ENPE, a fim de aprimorar os novos períodos letivos.

A Pró-Reitora Adjunta falou sobre o Projeto Cheganças, em fase de desenvolvimento, voltado para os estudantes ingressantes e que tem como objetivo, mesmo que de forma remota, promover o acolhimento dos novos estudantes de forma que se sintam parte da Universidade.

Outro destaque é a consolidação do Grupo de Trabalho Interdisciplinar Acessibilidade (GTI Acessibilidade), que monitora as demandas dos estudantes autodeclarados pessoas com deficiência e trabalha para atendê-las. Uma das ações do GTI foi a criação do Portal Acessibilidade UFSCar, que disponibiliza aos docentes, estudantes e técnico-administrativos recursos e suportes para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Com foco nos docentes, a Pró-Reitoria promoveu o 11º Seminário de Ensino de Graduação (SEGrad), evento de formação colaborativa que tem como objetivo acolher e entender as demandas dos docentes e proporcionar momentos de discussão e reflexão junto a eles. Diante dos desafios do trabalho remoto, o tema deste ano foi “Pandemia, docência e condições de trabalho do Ensino Superior”.

Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Em suas participações, o Pró-Reitor da ProPG Rodrigo Constante Martins e o Pró-Reitor Adjunto Luiz Eduardo Moschini (do minuto 24:20 ao 35:24) falaram sobre o início da construção de Políticas de Permanência para a Pós-Graduação, o uso dos recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (ProAP) 2019-2020, a gestão do Programa de Internacionalização (PrInt-UFSCar), a gestão integrada da crise das secretarias dos Programas de Pós-Graduação, a criação do Grupo de Apoio ao Coleta CAPES, o ProPGWeb e a aprovação do Novo Regimento Geral da Pós-Graduação. “Realizamos tudo isso com base no diálogo, participação e inclusão, que são a base da proposta da nossa gestão”, disse Martins.

O Pró-Reitor evidenciou a articulação para com os programas de Pós-Graduação para garantir a execução de seus orçamentos, que estavam abaixo do esperado. Diante disso, a ProPG atuou com os coordenadores para identificar a necessidade dos recursos e, junto à Pró-Reitoria de Administração, viabilizou sua execução, que, somente em março e abril, já foi superior ao que havia sido aplicado em nove meses do ProAP em 2020.

A inclusão é prioritária na ProPG. Portanto, tem sido trabalhada, em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), a construção de políticas de permanência. Uma delas consistiu no lançamento de um edital inédito para promover a inclusão digital de estudantes de pós-graduação em situação de vulnerabilidade. A outra é a inclusão da Pós-Graduação no recém aprovado programa de fomento à assistência estudantil com o apoio da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI-UFSCar).

“A inclusão na Pós-Graduação será um dos nossos principais focos nos próximos anos. Além dessas ações que já iniciamos, vamos fortalecer os programas já existentes e criar novos para consolidar as políticas de Ações Afirmativas”, destacou o Pró-Reitor.

No escopo de uma gestão integrada, a ProPG tem trabalhado com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGePe) na revisão dos fluxos administrativos dos programas de Pós-Graduação em busca da padronização das atividades. Além disso, a ProPG implementou um canal de diálogo e informação compartilhada entre os programas de Pós-Graduação e a ProPG, para auxiliar no preenchimento do relatório Sucupira, compartilhando boas práticas e experiências.

No Diário da Reitora é possível conhecer o balanço apresentado pelo Gabinete da Reitoria em Na Pauta #11, edição especial, que pode ser conferido na íntegra nos canais UFSCar Oficial no Facebook e YouTube.

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