ConsUni aprova composição do Conselho de Gestão de Pessoas

Imagem de captura de tela

A Reitoria Ana Beatriz de Oliveira conduziu a 248ª Reunião Ordinária do ConsUni (Reprodução)

O Conselho Universitário (ConsUni) da UFSCar realizou na última sexta-feira (30/4) sua 248ª Reunião Ordinária, que teve o seu início marcado por um minuto de silêncio em sinal de luto e respeito às mais de 400 mil vidas perdidas para a Covid-19 no Brasil e em solidariedade a todas as famílias das vítimas. A Reitora Ana Beatriz de Oliveira reforçou que a UFSCar se juntava, assim, às vozes exigindo medidas de enfrentamento à pandemia, e reiterou seu compromisso total com ações que não apenas contribuam para esse enfrentamento, mas que também possam ser inspiração e exemplo para outros espaços na sociedade brasileira.

Na ocasião, foi aprovada a composição do Conselho de Gestão de Pessoas (CoGePe), vinculado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe), aprovado na 246ª Reunião Ordinária do ConsUni. O CoGePe contará com a participação da Pró-Reitora, Jeanne Liliane Marlene Michel, do Pró-Reitor Adjunto, Antônio Roberto de Carvalho, de 19 docentes (70% do total) e oito não docentes (30%), sendo seis técnico-administrativos (22%) e dois estudantes (8%), totalizando 27 membros. A aprovação contemplou também a recomendação do Grupo de Trabalho nomeado com objetivo de propor a composição do Conselho de Gestão de Pessoa para a criação de uma Câmara Técnica Assessora do Conselho, com composição paritária.

“O CoGePe oferecerá, portanto, o necessário espaço democrático para promover o debate de temas que afetam a vida e o trabalho dos servidores com essa comunidade, e a consequente proposição de políticas institucionais transparentes e justas, que ajudem a combater qualquer tipo de discriminação no ambiente universitário, promover ações educativas para o reconhecimento e o respeito à diversidade e, também, para aumentar a nossa capacidade de servir à sociedade cada vez mais e melhor”, disse a Pró-Reitora da ProGPe.

Foi aprovada também minuta referente às normas para promoção à classe de Titular da carreira de EBTTs (professores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica), em linha com as normativas federais e aprovada também pela Procuradoria Federal junto à UFSCar.

Outros itens apreciados e aprovados foram o Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna (RAINT 2020) e as minutas de resolução do Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade de Auditoria Interna (AudIn) e da atualização do seu regimento.

Orçamento 2021
O cenário orçamentário e financeiro das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), que vem sendo apresentado pela Administração Superior da UFSCar nas reuniões dos órgãos colegiados, foi mais uma vez evidenciado pela Reitora, que atualizou os conselheiros sobre os últimos acontecimentos.

Ela destacou que mesmo com a sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA), o cenário segue incerto e se agrava devido a um bloqueio de 13,8% do orçamento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última quinta-feira (29/4). A decisão foi tema de reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da qual a Reitora participou, compartilhando assim as informações com os conselheiros.

“Está difícil de entender essa decisão dos cortes no orçamento, pois na reunião percebemos que eles não estão homogêneos, cada Universidade teve um corte diferente. Tanto o critério para os cortes como para o bloqueio não estão claros. Diante desse cenário, a Andifes sinalizou que vai atuar com os parlamentares e com o próprio Governo Federal para reverter o bloqueio e continuar as mobilizações para recompor o orçamento. Assim que tivermos mais clareza desse cenário, agendaremos uma nova reunião para compartilhar com todos e apresentar o orçamento”, comentou Oliveira.

Deixe um comentário

Arquivado em Conselhos