UFSCar amplia escritório de apoio a projetos de pesquisa (PAPq)

Logo da Pró-Reitoria de Pesquisa

O PAPq é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa gerenciado pela FAI UFSCar (Arquivo)

A UFSCar ampliou o Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa (PAPq) e agora todos os pesquisadores dos quatro campi da Instituição podem contar com ajuda na administração e na gestão financeira dos seus projetos. Antes, apenas projetos considerados de grande porte podiam utilizar o serviço.

“A Pró-Reitoria de Pesquisa tem cinco palavras-chave que norteiam nossa gestão: mapear, acolher, integrar, comunicar e, justamente, apoio, onde se insere essa ampliação do PAPq. Nós queremos que o pesquisador possa se dedicar unicamente à pesquisa, ficando a cargo da Universidade, quando o pesquisador assim desejar, as atividades de gestão administrativa, financeira, e a prestação de contas dos projetos”, contextualiza Ernesto Chaves Pereira de Souza, Pró-Reitor de Pesquisa da UFSCar.

A equipe do PAPq é capacitada para fazer o acompanhamento geral do projeto, realizar controle de saldo, orientar quanto ao uso de recursos liberados, levantar orçamentos, finalizar compras, preparar documentos para importação e também pagar despesas e oferecer suporte na prestação de contas. Os pesquisadores contam com apoio para realizar contratações, acompanhar prazos para entregas de relatórios e, também, na produção dos termos de doação de equipamentos.

O PAPq é gerenciado pela Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar. Targino de Araújo Filho, Diretor Executivo da Fundação, situa que a ampliação dos serviços de apoio à pesquisa é uma demanda antiga da Universidade. “O PAPq é um trabalho muito importante que está sendo consolidado e é essencial para que os pesquisadores possam se dedicar realmente à realização do projeto em si. Nós fizemos um levantamento, analisamos os projetos em vigência e avaliamos que temos como atender mais pessoas. No futuro, caso haja necessidade, a equipe do PAPq ainda pode ser reforçada pela FAI”, compartilha.

Ana Beatriz Oliveira, Reitora da UFSCar, reconhece que o apoio para realização de atividades administrativas dos projetos faz bastante diferença para todo pesquisador. “É preciso investir muito tempo nessas atividades. O PAPq tem uma equipe capaz, eficiente, responsável, atenciosa e muito prestativa para apoiar essa gestão de projetos. Os profissionais passaram por treinamentos na Fapesp [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo] e estão em constante aperfeiçoamento”, ressalta a dirigente, lembrando também que a demanda é antiga na Instituição. “Desde a criação do PAPq havia uma demanda latente de que todos os projetos de pesquisa pudessem receber apoio. Discutimos a questão desde a campanha à Reitoria e é uma grande satisfação poder concretizá-la. Este é um compromisso da nossa gestão, seguir ampliando e aprimorando as formas de apoio a pesquisadores e pesquisadoras”, registra a Reitora.

Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail  papq@ufscar.br

No dia 18 de maio, às 14h15, o Pró-Reitor de Pesquisa e a Pró-Reitora Adjunta, Diana Junkes Bueno Martha, participarão da live semanal “Na Pauta” para falar do PAPq e, também, das demais ações programadas a partir das palavras-chave eleitas para nortear o trabalho na Pró-Reitoria. “Na Pauta” pode ser assistida todas as terças-feiras nos canais UFSCar Oficial no Facebook e YouTube.

Deixe um comentário

Arquivado em Pesquisa