Vencendo a Covid-19: site para submeter plano de contingência já está disponível

Logo Vencendo a Covid-19

Proponentes já podem submeter seus planos de contingência ao NEVS (Arte: CCS/UFSCar)

O site Vencendo a Covid-19 está no ar e, a partir de agora, os proponentes podem submeter seus planos de contingência, com base na Portaria GR Nº 4469/2020, ao Núcleo Executivo de Vigilância em Saúde (NEVS) para a realização das atividades essenciais presenciais, conforme aprovadas pelo Conselho Universitário (ConsUni).

Para isso, basta acessar o site e clicar na palavra “NEVS” para ser direcionado à seção dos formulários. Em seguida, é preciso clicar em “Formulário Plano de Contingência”, fazer o download do arquivo e preenchê-lo. O próximo passo é acessar, ainda na seção dos formulários, a Central de Serviços (link externo) para submeter o Plano de Contingências. Caso prefira, o usuário pode acessar diretamente a Central de Serviços para fazer todo o procedimento de preenchimento do formulário e envio dos documentos.

Os planos enviados serão avaliados pelos pareceristas do NEVS com base em um check list, para que se verifique se os planos atendem às normas. Posteriormente, a avaliação será validada pelo NEVS e, caso haja alguma inconsistência, o NEVS entrará em contato com o solicitante para indicar os pontos que precisam ser esclarecidos. A aprovação, continuação ou início de novas atividades dependerão dos encaminhamentos do NEVS.

O site conta com as seções “Sobre”, “NEVS”, “CGP”, “Ações” e “Notícias”. Em “Sobre”, é possível ter acesso aos objetivos do plano Vencendo a Covid-19; em “NEVS”, além dos formulários, os usuários encontram informações sobre sua composição, ata das reuniões, legislação, artigos científicos (em construção) e links úteis; em “CGP”, estão a composição do comitê e as atas das reuniões (em construção); em “Ações” (em construção), serão disponibilizados projetos sobre a temática da pandemia nas áreas de Pesquisa, Extensão, Ensino e Divulgação e, em “Notícias”, estão todas as matérias divulgadas referentes à pandemia.

“Com o Vencendo a Covid-19, em apenas dois meses e com o engajamento e contribuição de toda a comunidade universitária, a UFSCar começou a atuar de forma ativa no enfrentamento da pandemia. Com as normativas determinadas recentemente, conseguimos padronizar os procedimentos para a realização das atividades essenciais presenciais, dos estágios obrigatórios nas áreas de Saúde, com planos de contingenciamento que irão garantir a saúde e segurança da comunidade universitária “, destacou a Vice-Reitora e Presidente do Comitê Gestor da Pandemia (CGP), Maria de Jesus Dutra dos Reis.

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA – O Vencendo a Covid-19 prevê a implementação de um sistema de Vigilância Epidemiológica interno, com estratégias e ações baseadas em evidências científicas e que possam vir a ser modelo para outras instituições e até mesmo para os municípios. Esse sistema vai atuar para controlar e impedir a transmissão comunitária da Covid-19 nos campi, a partir de ações de bloqueio focal imediato e isolamento de potenciais transmissores.

Para colocar esse projeto em prática, a UFSCar firmou uma parceria com a Sala de Situação em Saúde (SDS) da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo dessa ação é a transferência de tecnologia em Vigilância em Saúde Ativa e Participativa na comunidade universitária desenvolvida pela UnB, de modo que possa ser utilizada pela UFSCar.

A parceria permite a incorporação do aplicativo “guardiões da saúde” para cadastro da UFSCar como instituição participante. A partir disso, será possível agregar os dados dos campi para análise dos dados epidemiológicos e de situação de vida em saúde da comunidade em tempo oportuno. O aplicativo poderá ser utilizado para auxiliar em ações como testagem e rastreamento de casos e acompanhamento de sequelas secundárias à Covid-19, dentre outras utilidades.

A UFSCar e a UnB já estão realizando os trâmites necessários para colocar a parceria em prática e o NEVS já está mobilizando profissionais da Universidade para integrar a equipe responsável pela implementação e manutenção do aplicativo na UFSCar.

Deixe um comentário

Arquivado em COVID-19, Saúde