Núcleo Executivo de Vigilância em Saúde é formado e inicia atividades para o enfrentamento da pandemia na UFSCar

Identidade visual do plano Vencendo a Covid-19

Equipe debateu a proposta preliminar do plano e definiu as primeiras ações práticas
(Arte: Edgar Fabrício – CCS/UFSCar)

O Núcleo Executivo de Vigilância em Saúde (NEVS), um dos agentes criado para colocar em prática o plano de enfrentamento à pandemia “Vencendo a Covid-19”, realizou em 25 de fevereiro sua primeira reunião, para oficializar sua composição, debater a proposta preliminar do plano, definir as primeiras ações práticas e o calendário de trabalho.

A Vice-Reitora da UFSCar e Presidente do Comitê Gestor da Pandemia (CGP), Maria de Jesus Dutra dos Reis, esteve presente no início da reunião para dar as boas-vindas ao grupo e, em sua fala, destacou a importância da formação do NEVS para, a partir de agora, colocar em prática, de forma segura, estratégica e responsável, as frentes de trabalho do plano Vencendo a Covid-19.

O docente do Departamento de Medicina (DMed) e Coordenador Técnico do CGP, Bernardino Geraldo Alves Souto, apresentou um histórico de ações da instituição realizadas desde o início da pandemia. Destaca ainda como foram desenhados os trabalhos do CGP e do NEVS. O NEVS deverá iniciar as avaliações das demandas dos setores na próxima semana, tão logo tenha sido definida os critérios de atividades consideradas essenciais. Essa discussão está pautada para as reuniões do NEVS e do CGP nesta semana.

Foi apresentada ao grupo a implementação do site Vencendo a Covid-19. “A ideia é que o site concentre todas as informações sobre o plano, bem como informações gerais sobre a Covid-19 e de orientações à comunidade, possibilitando ao NEVS atuar de forma ágil e integrada com os diferentes setores da Universidade”, explicou Souto.

Para tanto, haverá no site formulário para que os setores – através de seus servidores docentes e técnico-administrativos – encaminhem suas propostas de trabalho e o plano de contingência para a retomada presencial de atividades. A composição do formulário foi apresentada ao grupo e agora segue para a estruturação final, junto com um manual de instruções. A expectativa é que o site esteja em funcionamento na próxima semana, já com o acesso ao formulário.

Na reunião, foi definido que a coordenação do NEVS será feita pela docente do Departamento de Enfermagem Silvia Carla da Silva André Uehara e que a secretaria ficará sob responsabilidade da enfermeira do Departamento de Atenção à Saude (DeAS) Carla Roberta Sola de Paula Vieira. Além disso, a equipe decidiu o calendário dos encontros do NEVS, que acontecerão semanalmente, às quartas-feiras.

Conheça os profissionais que compõem o NEVS
Silvia Carla da Silva André Uehara (docente, DEnf) -Coordenadora do NEVS
Bárbara Martins Lima, médica infectologista do HU
Carla Roberta Sola de Paula Vieira , enfermeira, do DeAS
Luiz Ferraz de Sampaio Neto, médico, do DeACE-So
Tatiane Carolina Martins Machado Rodrigues, enfermeira, do DeACE-LS
Gioji Ricardo Okino, médico, do DeACE-Ar
Rosely Moralez de Figueiredo (docente, DEnf)
Gustavo Nunes de Oliveira (docente, DMed)
Wagner dos Santos Figueiredo (docente, DMed)
Geovani Gurgel Aciole da Silva (docente, suplente indicado pelo DMed)
Bernardino Geraldo Alves Souto (docente, DMed, como Coordenador Técnico do CGP)
Carla Betina Andreucci Polido (docente, DMed, como assessora da Reitoria para articulação da área da Saúde)

Essa composição do NEVS será submetida para aprovação final na próxima reunião do ConsUni, prevista para o dia 05 de março.

Conheça em detalhes as atribuições do NEVS
Propor e executar ações técnicas de vigilância em saúde para a contenção epidemiológica da transmissão comunitária do Sars-CoV-2 nos quatro campi;
Apresentar relatórios técnicos periódicos ao CGP e à Reitoria;
Oferecer assessoria e consultoria técnica ao CGP e demais unidades da UFSCar para a aplicação capilarizada das ações destinadas à contenção da transmissão comunitária do Sars-CoV-2 nos quatro campi, bem como para o contingenciamento e funcionamento das atividades administrativas, de ensino, de pesquisa e de extensão;
Oferecer assessoria e consultoria técnica ao CGP para a proposição das diretrizes e ações de combate à pandemia;
Comunicação e mobilização da comunidade universitária pelo conhecimento e gestão do combate à pandemia da Covid-19;
Desenvolver, apoiar e estimular estudos e pesquisas voltadas ao conhecimento clínico, laboratorial, epidemiológico, profilático e terapêutico aplicados sobre a Covid-19;
Desenvolver atividades de levantamento, consolidação, análise e divulgação de dados epidemiológicos sobre a Covid-19;
Desenvolver ações de inteligência epidemiológica desenvolvidas para o controle da pandemia;
Desenvolver, apoiar e estimular estudos para a criação, implantação e desenvolvimento de novas tecnologias úteis ao conhecimento e ao controle da pandemia da Covid-19;
Facilitar a articulação e integração dos equipamentos de saúde da UFSCar e suas interfaces com os municípios e regionais de saúde.

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria