Reitoria da UFSCar participa do IV Fórum Métricas em debate sobre as prioridades das universidades

A Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira

Ana Beatriz de Oliveira falou sobre o controle da pandemia, a atenção à permanência estudantil e a implementação do IEAE (Foto: Arquivo pessoal)

A Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, participou na última terça-feira (23/2) do IV Fórum Métricas, uma iniciativa de diálogo sobre o desempenho acadêmico no ensino superior entre universidades, agências de fomento, governos, empresas, Organizações Não-Governamentais e a sociedade, para debater sobre as prioridades das universidades em 2021.

No evento, que contou com a presença de reitores e reitoras de universidades federais e estaduais do estado de São Paulo, Ana Beatriz falou sobre os desafios atuais, internos e externos, com destaque para a defesa da autonomia universitária, da ciência e do conhecimento científico, do financiamento das Universidades e da produção de Ciência e Tecnologia. Dentre as prioridades internas foram listados o controle da pandemia e suas consequências para as atividades da UFSCar, a atenção à permanência estudantil, além da implementação do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos e creditação das atividades de extensão e apoio à pesquisa.

A comunicação estratégica foi outro tema abordado no encontro como prioritário para as universidades, pelo seu fundamental papel de aproximar as instituições da comunidade, fortalecer a ciência e levar para conhecimento público o que tem sido desenvolvido pelas universidades, além de combater as fake news (notícias falsas).

“Entendemos o papel que a comunicação possui e, por isso, iremos trabalhar com ela de forma integrada e transversal com todos os campi, mantendo o diálogo com a comunidade universitária e com a sociedade em geral e de forma transparente, para que a informação e o conhecimento chegue às pessoas”, destacou a Reitora.

Outro ponto de convergência entre reitoras e reitores foi a importância da gestão baseada em processos, que garante a transparência e eficiência na administração das instituições de ensino superior. A nova gestão da UFSCar também elencou esse tema como prioridade para os próximos quatro anos e está desenhando um projeto piloto para dar início a esse processo.

Além de participar da edição 2021 do fórum, a UFSCar confirmou a presença de seus representantes no curso de Atualização em Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais que irá contribuir com a formação de seus profissionais para definirem e implementarem medidas de avaliação para os indicadores da universidade, contribuindo assim para sua constante melhora.

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria