UFSCar abre inscrições para Mobilidade Virtual da AUGM

Projeto conta com a participação de universidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile e Paraguai

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio da Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter), está com inscrições abertas para o Projeto Piloto de Mobilidade Virtual, da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), para estudantes de graduação para o 1° semestre de 2021.

O Projeto Piloto de Mobilidade Virtual visa contribuir para a internacionalização do ensino superior na América do Sul, bem como promover um espaço para fortalecimento de competências acadêmicas e culturais através da experiência digital. Conta com a participação de universidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile e Paraguai, oferecendo a oportunidade para que alunos de graduação cursem disciplinas em até duas universidades diferentes do seu país de origem.

Internacionalização do ensino superior

Internacionalização do ensino superior (Foto: Divulgação)

A UFSCar poderá pré-selecionar estudantes para até 27 (vinte e sete) vagas em disciplinas oferecidas pelas instituições estrangeiras participantes do programa. Cada estudante poderá se candidatar para até 02 disciplinas podendo ser em até 02 universidades diferentes, desde que seja de outro país que não o da universidade de origem.

Será selecionado o melhor classificado em cada disciplina, de acordo com a pontuação obtida. A proficiência em língua espanhola não é obrigatória para o Projeto, entretanto, é aconselhável que o estudante interessado na mobilidade tenha conhecimento em espanhol, uma vez que as disciplinas serão ministradas neste idioma.
Para participar o estudante deve estar matriculado em um curso de graduação da UFSCar e ter concluído pelo menos 40% dos créditos do seu curso. A relação de universidades participantes do projeto piloto bem como a relação de disciplinas ofertadas por cada uma das universidades está disponível aqui.

O estudante deve preencher a ficha de inscrição disponível no site da AUGM e enviar à SRInter com os documentos previsto no edital, pelo e-mail candidaturasaugm@ufscar.br, até o dia 31de janeiro. Vale lembrar que é necessária uma ficha de inscrição para cada disciplina pretendida.

A relação dos estudantes selecionados pela UFSCar será divulgada no dia 12/2/2021, na página da SRInter, bem como pelo Facebook UFSCar SRInter, e enviado à Secretaria Executiva da AUGM com cópia para as universidades de destino.

Em caso de dúvida, entre em contato através do endereço de e-mail srinter@ufscar.br.

Deixe um comentário

Arquivado em Graduação, Idiomas, Internacionalização, Oportunidades, Políticas de Educação e CTI