Comunicado: Informe Sobre a Sucessão na Reitoria da UFSCar

Prezados(as) da UFSCar,

Na segunda-feira 4 de janeiro, primeiro dia útil de 2021, fizemos um contato com o Ministério da Educação – MEC em busca de informações sobre o processo de nomeação do novo Reitor da UFSCar, a partir da lista tríplice já encaminhada. Um servidor do MEC nos informou que o processo já havia passado pela Consultoria Jurídica do MEC (CONJUR/MEC), sem que houvesse sido apontado qualquer impedimento de caráter jurídico. Esse fato pode ser considerado como um avanço no processo de nomeação do novo Reitor da UFSCar. Também fomos informados que naquele momento o processo estava em análise na Casa Civil. Não tivemos acesso ao parecer do CONJUR/MEC; estamos reportando informação fornecida por servidor do MEC, em resposta a nossa consulta.

Enquanto aguardamos a nomeação do novo Reitor, a atual equipe de gestores continua conduzindo a Universidade, cientes do caráter temporário de nossa atuação, porém firmes na motivação de colaborar com a Universidade a qual amamos. Estão sendo tomadas todas as providências necessárias para manter a Universidade em pleno funcionamento, e para o cuidado das pessoas, tais como garantia de bolsas para assistência estudantil, e recursos para apoio ao ensino remoto.

Estamos comprometidos a fazer o que estiver em nosso alcance para agilizar ao máximo a nomeação do novo Reitor e da nova equipe, bem como tornar a transição de gestão o mais colaborativa possível.

No início de um novo ano, não poderíamos deixar de desejar a servidores, estudantes e amigos(as) da UFSCar muita saúde, paz e realizações.

Vamos construir um 2021 a altura de nossos sonhos! Vamos nos unir para fortalecer a UFSCar – a Universidade a qual amamos.

Cordialmente,

Prof. Dr. Roberto Ferrari Júnior