Daily Archives: 31 de outubro de 2022

Recomendação sobre obrigatoriedade do uso de máscara nos campi da UFSCar será deliberada no ConsUni

A mudança na política do uso de máscara nos campi da UFSCar, a partir de deliberação do Comitê Gestor da Pandemia (CGP), que orienta a retirada da obrigatoriedade do uso nas áreas internas dos campi, será tema de reunião do Conselho Universitário (ConsUni) no dia 8 de novembro, às 10 horas, com transmissão ao vivo no canal UFSCar Oficial no YouTube. A pauta está disponível na página da Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC).
Em sua 52ª reunião ordinária, realizada no dia 27 de outubro, o CGP deliberou por recomendar ao Conselho Universitário que o uso de máscara nos espaços internos da UFSCar deixe de ter status de obrigatoriedade, passando a ser recomendado. O Núcleo Executivo de Vigilância em Saúde (NEVS) organizará orientações de condutas recomendadas no cuidado epidemiológico da Covi-19 nesse novo contexto institucional.
O CGP recomenda ainda que a obrigatoriedade do uso de máscara seja mantida nas Unidades de Atendimento à Saúde da Instituição (DeAs, DeACE, USE, SerPM, SerMT e Unidade de Simulação), tendo em vista, especialmente, a responsabilidade e o cuidado com o usuário atendido. Finalmente, no caso da Unidade de Atendimento à Criança (UAC), o CGP recomenda fortemente a manutenção do uso de máscaras. Essa indicação foi subsidiada por dois fortes argumentos de ordem técnica: 1) a não vacinação de crianças até 3 anos; e 2) indicadores epidemiológicos apontando que atualmente 25% da mortalidade por Covid-19 está relacionada a esse grupo populacional. A orientação é que a organização das condições de proteção nessa unidade seja construída num trabalho conjunto entre NEVS/CGP, profissionais e gestores responsáveis por essa unidade, visando atender apropriadamente às condições específicas desse espaço, das suas atividades e do seu público usuário.

Filed under Sem categoria

UFSCar inicia ações de manejo de área de vegetação do Campus São Carlos

A partir do projeto de extensão para o manejo e conservação da biodiversidade das áreas de vegetação da Universidade, elaborado pela Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) e fruto de uma das frentes de trabalho do Comitê Gestor Emergencial para as áreas de vegetação nos campi, criado para coordenar os esforços relacionados à avaliação de impacto e aos encaminhamentos necessários envolvendo o incêndio na área de vegetação do Campus São Carlos em setembro de 2021, a UFSCar, através da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI), acaba de assinar o contrato para a limpeza da área atingida pelo incêndio.

Com a aprovação do processo de chamamento público, a empresa vencedora do processo licitatório – a que apresentou a melhor proposta de compra do material e menor tempo para a realização do serviço – fará a limpeza da área, 98,5 hectares, que abriga os talhões de produção comercial de eucaliptos atingidos pelo incêndio. A remoção do material visa garantir a segurança da área, uma vez que as árvores atingidas pelo fogo estão com risco de queda, e prevenir novos incêndios. A limpeza não atinge as áreas de vegetação nativa do Cerrado, pois estas não foram afetadas.Os recursos adquiridos com a venda dos eucaliptos serão utilizados para a recuperação da área atingida pelo incêndio e para outras ações do projeto de extensão, como a construção do novo tablado da Trilha da Natureza, manutenção dos aceiros e melhoria das condições de visitação. Erica Pugliesi, secretária geral da SGAS, explica que as atividades do projeto já foram iniciadas com a contratação das empresas para a limpeza e para a manutenção dos aceiros e vias de deslocamento, e a produção de mudas.

“O projeto consiste em um conjunto de ações integradas, envolvendo gestão, educação e comunicação ambiental, juntamente com a melhoria das condições de infraestrutura, para o manejo e conservação das áreas verdes do Campus São Carlos. Ele conta com cinco frentes de atuação que incluem as demandas de infraestrutura, diagnóstico, planejamento, plano de ação e execução das ações”, destacou Pugliesi. O tema foi destaque da live Na Pauta, que foi ao ar na última terça-feira (25/10). Assista!

Filed under Sem categoria