Daily Archives: 24 de agosto de 2022

Rádio UFSCar 95,3 FM completa 15 anos no ar

A jornalista Alessandra Kuba recebeu a Vice-Reitora, Maria de Jesus Dutra dos Reis, no estúdio da rádio (Foto: Divulgação)

Nesta semana, a Rádio UFSCar 95,3 FM completa 15 anos. Transmitindo 24 horas por dia e sete dias por semana desde 2007, a Rádio, que foi a primeira do País a operar com 100% de software livre (o que inclui a produção, gravação e edição de programas até sua transmissão automatizada), tem sido um espaço para democratização da comunicação, de defesa da diversidade social e para promoção da cultura.

A emissora, que se tornou a casa da música independente e regional, traz consigo o lema “Escute Diferente”. Desde o início, a comunidade de São Carlos compõe a grade de programação com ideias próprias por meio de Chamadas Públicas. A trajetória da Rádio UFSCar também é marcada por um jornalismo atuante na divulgação da ciência, prestador de serviços de interesse público, promotor da cidadania e com um histórico de cobertura de grandes eventos.

Para celebrar a data, a emissora educativa colocou no ar um novo site e prepara o lançamento de um livro comemorativo, no qual é relembrada toda sua história até aqui. Ainda como parte das comemorações, estreou na última terça-feira, às 13 horas, o programa “BR 953”, que traz a estrada da música independente nos últimos 15 anos. “Vamos relembrar três anos de história em cada um dos cinco episódios semanais”, conta a jornalista Agnes Arato, apresentadora da atração.

“A Universidade produz conhecimento e tem um compromisso com a sociedade de divulgar todos esses saberes. A Rádio UFSCar tem essa função de levar o conhecimento, de aproximar a população da Instituição e ser uma companheira. Eu vi a emissora crescer em várias dimensões e sei que tudo é feito com muito esforço e amor. Que a Rádio UFSCar continue transformando a sociedade por muitos anos”, concluí Maria de Jesus Dutra dos Reis, Vice-Reitora da UFSCar. A Rádio UFSCar pode ser ouvida em 95,3 FM, em São Carlos, e pelo novo site, em www.radio.ufscar.br.

Filed under Efemérides, Extensão

UFSCar se junta a instituições de Ensino Superior paulistas para fortalecer a formação docente

Pró-Reitores da ProGrad participaram de reunião na Unicamp, no dia 11 de agosto (Foto: Alex Calixto/Unicamp)

A UFSCar, a partir da atuação da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), se une às universidades públicas paulistas, ao Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), para o fortalecimento das atividades voltadas à formação de professores para o Ensino Superior, de modo a contribuir continuamente com a qualidade da formação dos estudantes dos cursos de graduação.

Para isso, foi criada a Rede de Apoio ao Ensino Superior (RedAES), da qual participam, além da UFSCar, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), a Universidade Federal do ABC (UFABC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Para iniciar o processo de formalização da parceria, o Pró-Reitor da ProGrad, Daniel Leiva, e a Pró-Reitora Adjunta, Luciana Coutinho, participaram de reunião na Unicamp, no dia 11 de agosto.

A Pró-Reitora Adjunta explica que a proposta da RedAES é constituir uma rede das instituições de ensino superior públicas do estado de São Paulo para troca de experiências, partilha e organização de atividades comuns, bem como promoção de debates acerca da temática da formação docente.

“A parceria, assim, na forma de uma Rede das IES públicas do estado de São Paulo busca unir esforços para fortalecer a formação de natureza pedagógica dos docentes para o ensino superior, especificamente para a Graduação. Criar espaços coletivos e colaborativos de debate, partilha; buscar respostas em conjunto sobre problemas comuns é muito significativo e tende a ter resultados mais assertivos e duradouros. Acreditamos que a RedAES será um marco importante para as IES públicas do estado de São Paulo”, destacou Coutinho.

Na reunião realizada no dia 11 de agosto, foram traçados os objetivos, a estrutura e o funcionamento da RedAES, o que resultou na minuta de Regimento da Rede, também foram definidos os termos do convênio a ser redigido, para posterior apreciação por todas as IES públicas parceiras, formalizando, assim, a constituição da RedAES. A partir dessas ações, a expectativa é de que o convênio seja assinado entre o final deste ano e o início de 2023.

Filed under Graduação, Sem categoria