Daily Archives: 10 de dezembro de 2021

UFSCar conquista 16ª posição geral no Ranking das Universidades Empreendedoras e o 4º lugar na categoria Extensão

UFSCar é premiada pelo Ranking das Universidades Empreendedoras (Divulgação)

A UFSCar alcançou o 16º lugar geral no Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE) 2021 que avaliou 126 instituições de Ensino Superior de todo o Brasil, mantendo a mesma posição da edição anterior (2019). Entre as instituições da região Sudeste, a Universidade ficou com o 8º lugar. O grande destaque ficou para a categoria Extensão, na qual a UFSCar saltou da 19ª posição em 2019 para a 4ª em 2021. No dia 14/12, a Pró-Reitora de Extensão, Ducinei Garcia e a coordenadora do Núcleo de Extensão UFSCar Empresa (NUEmp/ProEx), Marta Cristina Marjotta-Maistro, participam da live Na Pauta, a partir das 14h15, com transmissão nos canais UFSCar Oficial no YouTube e Facebook, para falar sobre a premiação.

“Estar no top 10 na categoria de Extensão evidencia o compromisso da Universidade com a promoção de um ambiente propício para o desenvolvimento de atividades que proporcionem aos estudantes uma experiência de aprendizado completa, em que as ações extensionistas protagonizadas pela graduação são reconhecidas e valorizadas”, destaca a Pró-Reitora de Extensão, Ducinei Garcia.

Com o objetivo de valorizar a excelência do Ensino Superior no Brasil e o compromisso das instituições em oferecer aos estudantes a vivência empreendedora no espaço acadêmico, o ranking analisa seis pilares: Extensão, Inovação, Internacionalização, Infraestrutura, Capital Financeiro e Cultura Empreendedora.
Na última semana, a UFSCar conquistou dois prêmios e três certificados no âmbito do empreendedorismo, concedidos pela Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (Fejesp) na premiação de Educação Empreendedora 2021. A Universidade recebeu o prêmio de Melhor Universidade Pública Federal no Ranking das Universidades Empreendedoras Paulistas e o 3º lugar no prêmio Excelência do Movimento Empresa Júnior Paulista.

As certificações conquistadas foram de Instituição de Ensino Superior Federada, pela contribuição para a formação empreendedora de seus estudantes, por meio do estímulo ao Movimento Empresa Júnior na Instituição, e a de Alto Crescimento, que diz respeito à performance das Empresas Juniores (EJs) na Instituição e indica que a Universidade atingiu o valor de faturamento e número de projetos maior ou igual à soma dessas metas de suas EJs.

A UFSCar configurou-se também como uma Instituição de Ensino Superior Júnior, por ter pelo menos 25% dos cursos de graduação oferecidos contemplados com o Movimento Empresa Júnior. No dia 8/12, será anunciado, em Brasília (DF), o resultado do Ranking Nacional das Universidades Empreendedoras 2021.

Filed under Extensão, Prêmios

Conselhos de Graduação e de Assuntos Comunitários e Estudantis realizam reuniões

O Conselho de Graduação (CoG) realiza duas reuniões nesta segunda-feira (13/12). A primeira, das 8h30 às 10 horas será a 3ª sessão da reunião extraordinária que traz na pauta a deliberação sobre os calendários dos cursos semestrais e anuais para o período letivo 2022. A segunda, às 10h10, traz na pauta temas como os editais dos processos de transferência interna e a proposta do Comitê Gestor da Pandemia (CGP) para o registro da condição vacinal dos discentes que irão cursar o período suplementar.

O Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis (CoACE) realiza nesta terça-feira (14/12), às 14 horas, sua 59ª reunião ordinária que traz na pauta a apresentação do relatório final dos processos de inclusão digital de 2021, aprovação da minuta de Regimento Interno da UAC e do calendário da UAC para 2022, dentre outros temas.

As reuniões do CoG e do CoACE serão transmitidas ao vivo no UFSCar Oficial no YouTube. Acompanhe!

Filed under Assuntos Comunitários e Estudantis, Conselhos, Graduação