100 dias de gestão: Diretores do Campus Lagoa do Sino e do Campus Sorocaba destacam os projetos colocados em prática no início da gestão

Captura de tela

Gestores dos campi Lagoa do Sino e Sorocaba falam sobre ações de proximidade com a comunidade interna nos primeiros meses de gestão (Reprodução)

Os 100 primeiros dias de gestão da nova equipe da Administração Superior da UFSCar foram marcados por desafios, conquistas e, principalmente, pela transparência e pelo comprometimento com o programa de gestão e diálogo constante com a comunidade universitária.

O balanço desses 100 dias foi apresentado pela equipe no “Na Pauta #11”, programa semanal realizado pela equipe de Comunicação da UFSCar. Para que toda a comunidade fique por dentro do que foi apresentado, estamos divulgando uma série de matérias sobre as atividades das Pró-Reitorias, direção de Campus e do Hospital Universitário nestes 100 dias. Nesta última matéria da série, evidenciamos as ações das diretorias do Campus Lagoa do Sino e do Campus Sorocaba.

Diretoria de Campus Lagoa do Sino
O Diretor do Campus Lagoa do Sino, Alberto Luciano Carmassi, falou no “Na Pauta #11” (do momento 1:49:31 ao 1:56:15) sobre o movimento inicial da gestão de integração com os servidores, de articulação institucional com políticos, empresas e produtores da região e dos trabalhos para diagnóstico e planejamento dos espaços físicos.

Um dos destaques da gestão foi o início das atividade do projeto de extensão “Fazenda Escola Lagoa do Sino da UFSCar: promovendo o desenvolvimento regional do sudoeste paulista por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação”, que vai fortalecer a integração das atividades produtivas da fazenda com as de ensino, pesquisa e extensão do Centro de Ciências da Natureza (CCN), contribuindo para a consolidação do Campus Lagoa do Sino como um importante ator de fomento do desenvolvimento regional.

“A Fazenda Escola terá como norte a atuação com foco na produção e comercialização de produtos e na disseminação do conhecimento a partir da formação das pessoas e do fortalecimento do CCN”, destacou Carmassi.

No que diz respeito aos trabalhos para diagnóstico e planejamento dos espaços físicos, foi implementado um software para o monitoramento e gestão da área e foi realizada a compra de equipamentos, como uma plantadeira, para melhorar a qualidade da produção agrícola da fazenda.

A gestão está trabalhando com a diversidade de cultivos, como a produção de feijão, em pequena escala, para atender o mercado regional e a de soja não transgênica, em grande escala, já direcionada para uma grande empresa.

Diretoria de Campus Sorocaba
Aproximar a Diretoria de Campus da comunidade interna e melhorar o relacionamento com o município de Sorocaba são alguns dos desafios da gestão que, nestes primeiros meses, têm sido o foco da atenção da Diretora do Campus Sorocaba, Karina Martins, que realizou reuniões com os centros, departamentos, órgãos colegiados, empresas e políticos da região para entender as demandas internas e atuar em possíveis parcerias externas.

No “Na Pauta #11”, Martins (do momento 1:56:16 ao 2:0256) destacou o protagonismo do Campus Sorocaba e o compromisso da gestão para viabilizar o desenvolvimento contínuo e a excelência do Campus.

“A partir das reuniões internas foi possível conhecer a situação atual do Campus no que diz respeito à infraestrutura, demandas reprimidas e aos aspectos acadêmicos, administrativos e de pessoal. Com esse conhecimento, já elaboramos um plano de ação para ser implementado nos próximos anos, que inclui projetos de reforma, construção e adequação de espaços para o pleno funcionamento do Campus. Esse plano será fundamental para a próxima etapa que é a de captação de recursos”, destacou.

Para reaproximar o Campus da Região Metropolitana de Sorocaba, também foi elaborado um plano de comunicação voltado para o fortalecimento da importância do Campus no desenvolvimento regional e para o aumento da visibilidade de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

No Diário da Reitora, é possível conhecer o balanço apresentado pelo Gabinete da Reitoria e pelas Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação, Pesquisa e de Extensão, Gestão de Pessoas e Assuntos Comunitários e Estudantis, Administração e do Hospital Universitário. O “Na Pauta #11”, edição especial, pode ser conferido na íntegra nos canais UFSCar Oficial no Facebook e YouTube.

Leave a Comment

Filed under Entrevistas, Gestão

Comments are closed.