UFSCar inaugura espaço de empreendedorismo e inovação em sua Biblioteca Comunitária

Na tarde desta quarta-feira (09 de outubro), a UFSCar realizou a inauguração da STARTECA – espaço destinado a empreender. Localizado no piso 2 da Biblioteca Comunitária (BCo) na área Norte do campus São Carlos, é o novo espaço de coworking da Universidade.

O evento de inauguração reuniu mais de 50 pessoas entre docentes, servidores técnico-administrativos, alunos e convidados externos. Contou com a participação da Reitora da Universidade, Wanda Hoffmann; do Pró-Reitor de Extensão, Roberto Ferrari; do Diretor da Agência de Inovação, Rafael Aroca; do Diretor do SIBI, Roniberto Amaral; da Coordenadora do Núcleo de Extensão UFSCar-Empresa (NuEmp), Marta Marjotta-Maistro; e da Diretora da BCo, Marisa Cubas Lozano.

A Starteca foi apresentada para a comunidade como um novo espaço para transformação de ideias e conhecimentos em inovação e empreendimentos. O espaço também visa abrigar atividades como cursos e eventos, apoiar a área de informação e propriedade intelectual e afins.

A Starteca resulta de uma ideia construída por várias pessoas que se preocupam em aproximar a sociedade da Universidade, haja vista a atuação coletiva que envolveu diversas unidades organizacionais da UFSCar. Em sua fala, a Reitora da Universidade, Wanda Hoffmann, orgulhou-se da inauguração do espaço: “nós queremos trazer a sociedade, cada vez mais, para dentro da biblioteca”, afirmou.

A Biblioteca Comunitária da UFSCar passou de uma frequência de visita de 500 pessoas por dia, em 2018, para atualmente receber em torno de 2.800 pessoas, afirmou Roniberto do Amaral, Diretor do Sistema de Bibliotecas UFSCar. Pensando em manter a frequência e permanência dos usuários, a Starteca disponibilizará aos alunos ferramentas que os possibilitem escolher de que forma mudarão o mundo.

Para o Pró-Reitor de Extensão da universidade, Roberto Ferrari Junior, o objetivo é que a STARTECA esteja sempre cheia de estudantes, professores, técnico-administrativos e da comunidade em geral.  Este anseio do Pró-Reitor se completa com novas tecnologias e serviços que integram o ecossistema, criando um hub de inovação que contagia a sociedade.

Nesse mesmo sentido, o diretor executivo da Agência de Inovação, Rafael Aroca, afirmou a pretensão de fazer com que a Starteca cresça e fique aberta 24 horas por dia, a exemplo das instituições dos Estados Unidos que possuem espaços semelhantes disponíveis – de maneira ininterrupta – a atender alunos e a comunidade em geral.

“A universidade é um local de ideias que podem ser trabalhadas para resultar em inovação, mas ela possui o bem mais precioso do mundo: as pessoas”, afirmou a Reitora Wanda Hoffmann. Isso porque todas as construções são feitas por seres humanos, daí a necessidade de um espaço que permita interlocução, relacionamento e troca de informação com a comunidade. Conforme afirmou, “os nossos alunos são nossos diamantes, por isso utilizamos todas as nossas ferramentas para lapidá-los com muito cuidado”.

Fonte: Agência de Inovação da UFSCar

Inauguração da STARTECA, espaço para empreender na Biblitoeca Comunitária da UFSCar (Foto: Tatiane Liberato)

STARTECA – espaço para empreender na Biblioteca Comunitária da UFSCar (Foto: Tatiane Liberato)

Reitora Wanda Hoffmann na inauguração da STARTECA (Foto: Tatiane Liberato)