Hospital Universitário da UFSCar tem seus primeiros programas de residência médica

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizou na última quarta-feira (13 de março) a abertura de dois programas de residência médica do Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci. A abertura se dá após aprovação pelo MEC e ocorreu no Auditório do Departamento de Medicina, na área norte do campus de São Carlos.

Os dois programas de residência são em Medicina da Família e Comunidade e em Clínica Médica, sendo este segundo pré-requisito a outros programas de residência em especialidades clínicas.

O curso de Medicina da UFSCar foi criado no ano de 2006 com caráter pedagógico-educativo inovador. Utilizando “Metodologias Ativas de Aprendizagem”, os processos de ensino são apresentados aos estudantes organizados em grupos pequenos, associam prática e teoria, realizam simulações com atores e variadas formas de avaliação.

Para a Reitora da UFSCar, Profa. Dra. Wanda Hoffmann, a abertura destas duas residências no HU representam o avanço da Universidade em sua missão de formar e capacitar pessoas. Consolidando a excelência da UFSCar na área da saúde, a abertura destes dois programas de residência apresenta à comunidade o esforço da Reitoria, Pró-Reitorias, Hospital Universitário e Santa Casa de São Carlos voltado à área de saúde.

Compareceram ao evento diversos estudantes e professores do curso de Medicina, os mais novos residentes do HU a integrarem o programa de residências, entre outros membros da comunidade UFSCar, do HU e da Santa Casa de São Carlos. A Reitora Wanda Hoffmann presidiu a cerimônia; junto a ela c0mpuseram a mesa o Prof. Dr. Geovani Aciole (Coordenador do curso de Medicina), o Prof. Dr. Roberto Ferrari (Pró-Reitor de Extensão), o Prof. Dr. Márcio Merino (Pró-Reitor de Administração), a Profa. Dra. Ângela Leal (Superintendente do HU) e a Sra. Wânia Sanches Picasso (Gerente Médica da Santa Casa de São Carlos).

Prof. Dr. Geovani Aciole – Coordenador do curso de Medicina da UFSCar

 

Vice-Chefe do Departamento de Medicina da UFSCar, Profa. Dra. Sigrid de Sousa Santos

Profa. Dra. Flávia Gomes Pileggi Gonçalves (Gerente de Ensino e Pesquisa do HU) e Profa. Dra. Sigrid de Sousa Santos (Vice-Chefe do Departamento de Medicina da UFSCar)

 

(Esquerda) Prof. Dr. Giovani Aciole – Coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr Roberto Ferrari Jr. – Pró-Reitor de Extensão e Profa. Dra. Wanda Hoffmann – Reitora da UFSCar (Direita)

(Esquerda) Prof. Dr. Giovani Aciole, Prof. Dr. Roberto Ferrari Jr., Profa. Dra. Wanda Hoffmann, Prof. Dr. Márcio Merino, Profa. Dra. Ângela Leal e Sra. Wânia Sanches Picasso (Direita)

Prof. Dr. Paulo Ramacciotti

Os 4 primeiros médicos-residentes do Hospital Universitário da UFSCar

 

Deixe um comentário

Arquivado em Extensão, Gestão, Saúde