123ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes debateu a divulgação das IFES

Em sua fala no Pleno da Andifes a Reitora da UFSCar destacou as ações de extensão das IFES. Foto: Arquivo pessoal. Texto: Stela Martins (AECR/UFSCar)

Nos dias 18 e 19 de dezembro, os reitores das universidades federais brasileiras participaram da 123ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), durante a qual foi realizado o Seminário “70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 30 anos da Constituição Federal – Preceitos constitucionais em defesa da democracia, da autonomia universitária e da liberdade de expressão”, além de debate sobre a comunicação das atividades desenvolvidas pelas universidades e relação entre as IFES e a sociedade brasileira. A Reitora Wanda Hoffmann defendeu o fortalecimento da comunicação das universidades federais: “As regiões onde estão instalados os campi das IFES precisam ser cada vez melhor informadas sobre o impacto que as universidades têm para essas populações e que vai além do ensino e da formação de profissionais muito bem capacitados, tendo também relação profunda com os sistemas de saúde e de educação básica, de geração de emprego e de estímulo à economia dessas comunidades direta e indiretamente com, por exemplo, as startups e spin-offs“. Para se ter uma ideia, a UFSCar tem, hoje, ativos cerca de 1.400 projetos de extensão em que estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos desenvolvem atividades junto à comunidade externa nos quatro campi. São, pelo menos, 100 novos programas a cada ano!