Aciepe do Projeto de Eficiência Energética da UFSCar realiza aula inaugural

A aula de abertura foi proferida pelo Vice-Reitor Walter Libardi. Fotos: Stela Martins (AECR/UFSCar)

O Vice-Reitor Walter Libardi participou da aula inaugural da Atividade Curricular de Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) “Uso de energias alternativas nos edifícios”, do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar, parte do convênio firmado entre a Universidade e a CPFL, empresa de distribuição de energia na região central do Estado de São Paulo.
Libardi contou, durante a aula inaugural, como foi a participação da Instituição na Chamada Pública de Projetos da CPFL e a escolha da proposta da UFSCar que prevê a substituição de lâmpadas comuns por LED, a implantação de usinas solares fotovoltaicas nos campi São Carlos e Sorocaba, com investimentos na ordem de R$ 2,7 milhões, e algumas capacitações, entre elas a própria Aciepe. “Foi um trabalho intenso, durante um ano, em que contamos com a importante colaboração dos nossos colegas do Hospital Universitário, que já foi contemplado na Chamada Público de Projetos da CPFL, em 2017. A capacitação de vocês é muito importante para a multiplicação do conhecimento em eficiência energética”, afirmou Libardi.
Na Aciepe estão previstas atividades sobre quatro energias alternativas – solar, gás natural, fotovoltaica e eólica -, todas com grande possibilidade de uso em edifícios. “Essa Aciepe vai difundir as alternativas energéticas, que serão mais baratas, são mais limpas e são oportunidades de novos negócios, principalmente para quem está chegando no mercado de trabalho”, disse Alex Sander Clemente de Souza, Chefe do DECiv da UFSCar.
A coordenação da equipe da Aciepe está a cargo do professor Douglas Barreto; e os docentes são Walter Libardi e Osmar Ogashawara, além dos docentes convidados Ary Rodrigues Alves Neto, Gildásio de Paula Silva, Sérgio Belo e Josemar Brancacci.

Deixe um comentário

Arquivado em Espaço físico, Eventos, Extensão, Gestão ambiental, Graduação