UFSCar apresenta plano de contenção de barragem em lago do Campus São Carlos

Reunião entre o Vice-Reitor da UFSCar e representantes da Prefeitura Municipal de São Carlos. Foto: Stela Martins (AECR/UFSCar)

Na última segunda-feira, dia 7 de novembro, o Vice-Reitor da UFSCar, Walter Libardi, recebeu na Reitoria da Universidade, representantes da Prefeitura de São Carlos, para uma reunião sobre a barragem do lago do Campus São Carlos. Estiveram presentes os secretários municipais de Obras Públicas, Reginaldo Peronti; de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi; e o coordenador da Defesa Civil, Pedro Caballero.

“Nós já fizemos vários estudos nessa barragem porque ela foi construída na década de 1970, é ultrapassada e não suporta mais o volume de água do lago. Temos um projeto para resolver o problema e, agora, estamos em busca dos recursos. É essa parceria, para a viabilidade das obras, que discutimos com os secretários municipais”, explicou o Vice-Reitor.

O lago é formado pelas águas do Rio Monjolinho, que nasce junto à Rodovia Dr. Paulo Lauro, próximo à Descalvado, e cujo curso de água segue passando por São Carlos até desaguar no Rio Jacaré Pepira; por isso, a parceria entre a UFSCar e Prefeitura de São Carlos é fundamental para o equacionamento da questão.

Da reunião também participaram o Prefeito Universitário do Campus São Carlos, Sergio Ricardo Pinheiro Nunes; o Secretário Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Marcelo Nivert Schlindwein; e a engenheira civil especialista em barragens, Silvia Claudia Semensato Povinelli.

“Como vamos entrar no período de chuvas, informamos aos secretários e também ao coordenador da Defesa Civil que estamos nos preparando para reduzir o volume do lago, garantindo a integridade da barragem”, afirmou Libardi.

Deixe um comentário

Arquivado em Gestão, Gestão ambiental, Infraestrutura