Reitora participa da cerimônia de abertura da XI Jornada Científica, Tecnológica e Cultural da UFSCar

Mesa solene na abertura da XI Jornada da UFSCar. Foto: Christian Savi (CCS/UFSCar)

A Reitora Wanda Hoffmann abriu oficialmente as atividades da XI Jornada Científica, Tecnológica e Cultural da UFSCar na noite desta segunda-feira, dia 23 de outubro. A cerimônia de abertura foi realizada no Teatro Universitário Florestan Fernandes e teve também a presença do Vice-Reitor, Walter Libardi; do professor do Departamento de Química, André Farias de Moura, responsável pela proposição do evento; do Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi; e da Diretora Regional de Ensino de São Carlos, Débora Gonzalez Costa Blanco.

Na ocasião, Hoffmann destacou a importância do evento para a divulgação e popularização do conhecimento científico e tecnológico e para a aproximação da UFSCar com toda a sociedade. “A Jornada é, além de um espaço para troca de ideias e experiências em todas as áreas do conhecimento, uma forma de atrairmos os jovens e a sociedade como um todo para a cultura da ciência, da tecnologia e da inovação”, afirmou a Reitora.

A Jornada reúne 12 eventos simultâneos nos níveis da graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão integrados à 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida em todo o País pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI). O mote escolhido para a Jornada – “Conhecimento interdisciplinar olhando para o futuro” – abre espaço para a discussão de temas e a apresentação de trabalhos das áreas Exatas, Humanas, Biológicas e da Saúde. A ideia é explorar a produção científica em prol do progresso nacional.

Além disso, em sintonia com a SNTC, a Jornada homenageia a Matemática, conhecida como a “ciência das ciências”, pois é usada como ferramenta essencial em incontáveis áreas do conhecimento humano, como a Física, Biologia, Química, Engenharia, Linguística, Economia, Administração, Artes, Agricultura e até na Medicina ou na Sociologia, além de estar inexoravelmente presente na vida cotidiana.

“É uma satisfação para a Universidade receber, durante essa semana, pesquisadores, professores e estudantes da própria UFSCar e de outras instituições de ensino e pesquisa, além de alunos do Ensino Fundamental e Médio de toda a região e o público em geral, para apresentarmos as nossas atividades e debatermos sobre os desafios e possibilidades da Ciência e Tecnologia”, enfatizou a Reitora.

A cerimônia de abertura contou com a palestra “Uma Pequena História da Estatística”, com o professor Márcio Alves Diniz, do Departamento de Estatística (DEs) da UFSCar e apresentação cultural do grupo Sons Vítreos, que cria e toca instrumentos musicais em vidro. A programação da XI Jornada Científica, Tecnológica e Cultural vai até o dia 28 de outubro e pode ser conferida no endereço: https://jornadactc2017.faiufscar.com/

Deixe um comentário

Arquivado em Eventos