Reitora participa do lançamento do 1º Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo

Reitora convida comunidade universitária a participar do Desafio. Foto: Tatiane Liberato (AIn/UFSCar)

Na tarde desta terça-feira, 3 de outubro, a Reitora Wanda Hoffmann participou do lançamento do 1º Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo, realizado às 14h30 no Anfiteatro da Reitoria, no Campus São Carlos. O Desafio é uma iniciativa da Agência de Inovação da Universidade que tem por objetivo incentivar os participantes a levarem à sociedade os avanços tecnológicos resultantes de estudos e pesquisas, além de capacitar a comunidade acadêmica para ações empreendedoras e de difundir a cultura da inovação e do empreendedorismo.

Destinado aos alunos, docentes e técnico-administrativos da Universidade, além da comunidade em geral – desde que em parceira com algum membro ou tecnologia interna -, segundo o Diretor Executivo da Agência de Inovação da UFSCar, Roberto Ferrari Júnior, o intuito do Desafio corresponde à missão da Agência que é “prospectar e apoiar projetos inovadores, disseminar a cultura e capacitar pessoas para inovar, empreender e transformar a sociedade”.

“Há muitas pérolas escondidas dentro das salas de aulas e dos laboratórios da UFSCar. Pérolas em formato de conhecimento que podem ser transformadas em tecnologias que beneficiem toda a sociedade. O objetivo do Desafio é justamente identificar essas joias, lapidá-las e levá-las até a sociedade”, afirmou Ferrari Júnior na ocasião do lançamento.

Os participantes poderão inscrever projetos nas modalidades: novos empreendimentos inovadores; baseados em tecnologias protegidas da UFSCar ainda não licenciadas; resultados de atividades acadêmicas; e pesquisas com resultados passíveis de proteção da propriedade intelectual. O Desafio contará com premiação em duas categorias “Startup” e “Licenciamento”.

Para a Reitora, essa é uma grande oportunidade para todos os servidores e estudantes da UFSCar interagirem com a sociedade de modo a colaborarem com a superação dos desafios impostos pelo tempo presente. “Muitas questões surgem dia após dia relacionadas à saúde, economia, meio ambiente, educação etc. e o conhecimento produzido dentro da universidade pode se transformar em inovação e tecnologia capazes de tornar melhor a vida de todos! Nesse sentido, quero parabenizar a Agência de Inovação pela iniciativa e convidar nossa comunidade a aceitar o desafio de transformar o mundo em um lugar melhor!”, destacou Hoffmann durante a cerimônia.

A chamada pública do 1º Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo está disponível na Internet e as inscrições podem ser realizadas até 16 de outubro. Todas as informações sobre inscrições, regulamento e etapas também podem ser conferidas no site, pelo e-mail desafio@fai.ufscar.br ou pelo telefone (16)3351-9040. A TV UFSCar também cobriu o lançamento, confira!

Deixe um comentário

Arquivado em Inovar