Reitora inaugura nova sede da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade

Descerramento da placa nas novas instalações da SAADE. Foto: Christian Savi (CCS/UFSCar)

Descerramento da placa nas novas instalações da SAADE. Foto: Christian Savi (CCS/UFSCar)

Na tarde desta sexta-feira, dia 15 de setembro, a Reitora Wanda Hoffmann inaugurou as novas instalações da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) da UFSCar. O prédio, na área Sul do Campus São Carlos, foi reformado para abrigar a Coordenadoria de Inclusão e Direitos Humanos, a Coordenadoria de Relações Étnico-Raciais e a Coordenadoria de Diversidade e Gênero, que compõem a SAADE, além de salas para reuniões, para as tradutoras da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e espaço de convivência.

Na ocasião, a Reitora destacou a importância da conquista: “Neste momento difícil pelo qual passam as universidades, a reforma desse prédio para abrigar a SAADE é uma grande vitória. Com as novas instalações, tenho certeza que a equipe da Secretaria poderá fortalecer o trabalho de construção de uma Universidade cada dia mais democrática”.

O Secretario de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade, Djalma Ribeiro Junior, fez questão de destacar que mais do que um prédio, as novas dependências da SAADE são uma “casa aberta; um espaço a ser compartilhado por todos e todas”. Para ele, a inauguração do prédio é também resultado de um processo histórico de construção da equidade pela UFSCar. “A nossa Universidade tem trabalhado para dar respostas satisfatórias às demandas típicas da contemporaneidade e aos movimentos sociais; neste novo espaço, damos mais um passo para, com espírito coletivo, consolidarmos ainda mais as ações afirmativas na Instituição”, afirmou Ribeiro Junior.

Para Ana Cristina Juvenal da Cruz, Vice-diretora do Centro de Ciências Humanas e Educação (CECH), é fundamental que os movimentos sociais de negros, mulheres e LGBTs também se apropriem do espaço para ajudarem na construção de políticas e práticas de respeito à diversidade dentro da Universidade.

A cerimônia de inauguração do novo prédio da SAADE contou com a presença de Leonardo Andrade, Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis; Francy Mary Alves Back, Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis; José da Costa Marques Neto, Diretor do Escritório de Desenvolvimento Físico (EDF); Silvana Perseguino, Ouvidora da Universidade; além de representantes da Pró-Reitoria de Graduação, colaboradores da SAADE, docentes, servidores técnicos, estudantes e representantes de movimentos sociais.

Deixe um comentário

Arquivado em Espaço físico, Gestão, Inaugurações