Reitora da UFSCar participa de Seminário Internacional sobre o papel das universidades públicas na atualidade

Wanda Hoffmann e Jaime Ramírez, Reitor da UFMG. Foto: Divulgação.

Wanda Hoffmann e Jaime Ramírez, Reitor da UFMG. Foto: Divulgação.

Nesta terça-feira, dia 5 de setembro, a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, participou do 7º Seminário Internacional “Universidade, Sociedade, Estado”, organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) – rede de universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

O evento abordou a temática “O papel das universidades públicas no cenário atual” e entre as questões debatidas estiveram as mudanças na ordem global e o papel das universidades públicas; o ensino público e o desenvolvimento humano, social e econômico; o financiamento da Educação Superior; a universidade pública, a integração, a cooperação internacional e interinstitucional e o desenvolvimento regional.

A conferência de abertura, com o tema “Mudanças na ordem global e o papel das universidades públicas da América Latina”, foi ministrada pelo Professor Emérito da UFMG Clélio Campolina. Ao longo do dia, mesas-redondas reuniram especialistas brasileiros e estrangeiros para pensar o futuro e o presente das universidades públicas.

De acordo com Hoffmann, os debates foram muito produtivos e indicaram caminhos possíveis para o enfrentamento dos complexos problemas pelos quais passam as universidades públicas no Brasil e na América Latina.

O Seminário, que integrou a programação das comemorações dos 90 anos da UFMG, aconteceu no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD2) do Campus Pampulha da universidade mineira e contou com a presença de Waldo Albarracín, Presidente da AUGM; Gerónimo Laviosa, Vice-Presidente da AUGM; e Alvaro Maglia, Secretário Executivo da AUGM.

Deixe um comentário

Arquivado em Eventos, Sem categoria