Reitora participa da abertura da 9ª edição do Simpósio de Atividades Físicas Adaptadas

Reitora da UFSCar discursa no auditório do Sesc-São Carlos.

Reitora da UFSCar discursa no auditório do Sesc-São Carlos. Foto: Rogério Gianlorenzo (FAI/UFSCar)

No último dia 30 de agosto, a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, participou da abertura da 9ª edição do Simpósio de Atividades Físicas Adaptadas, realizado pelo Sesc-São Carlos, em parceria com o Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade. A partir do tema “Desenho Universal, Acessibilidade e Atividade Física”, o evento discute, até o dia 2 de setembro, a inclusão de pessoas com deficiência nas práticas físico-esportivas.

O Simpósio é bienal e se propõe, baseado na difusão do conhecimento por profissionais das áreas de Educação Física Adaptadas e correlatas, a identificar, discutir e apresentar formas de superar barreiras físicas, socioeconômicas e simbólicas que dificultam o acesso e a participação das pessoas com deficiência nas práticas físico-esportivas. Além de conferências, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalho, a iniciativa possibilita que profissionais, educadores, estudantes e outros interessados entrem em contato com propostas teórico-metodológicas de atividades físicas adaptadas.

A parceria entre a UFSCar e o Sesc já existia nas edições anteriores do Simpósio, mas de maneira informal. Neste ano foi assinado um Termo de Cooperação Científica e Mey Van Munster, docente do DEFMH, assumiu a presidência da Comissão Científica do evento. A Universidade também auxiliou na composição da programação, com indicação de temáticas e profissionais de renome nacional e internacional para as apresentações. Além disso, algumas atividades estão acontecendo no Campus São Carlos da UFSCar.

Para a Reitora, é fundamental que o conhecimento científico também esteja a serviço de transformar não apenas as práticas esportivas, mas toda a sociedade, em um “lugar” acessível a todas as pessoas.

Além da parceria com a UFSCar, o Simpósio tem apoio da Associação Brasileira de Atividade Física Adaptada (Sobama) e conta com a participação de especialistas na área e docentes de programas de pós-graduação de instituições nacionais e internacionais como Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e UCLA’s Management School New Hampshire University.

Deixe um comentário

Arquivado em Eventos