Reitora participa de evento internacional na área de Materiais

Mesa de abertura do evento. Foto: Divulgação.

Mesa de abertura do evento. Foto: Divulgação.

Na última segunda-feira, dia 14 de agosto, a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, participou da abertura do II Workshop Internacional em Nanocelulose e seus compósitos, realizado no Campus Sorocaba da Universidade entre 14 e 15/8. O evento, que reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros, apontou as direções futuras nesse campo de estudo da Ciência e da Engenharia de Materiais.

Além disso, os pesquisadores abordaram os tópicos mais importantes relacionados ao tema dos compósitos da nanocelulose e discutiram possibilidades e desafios de aplicações com estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área.

“A aplicação da nanocelulose e de seus compósitos vai desde sua utilização como reforço em embalagens, conhecido como nanocompósitos, até sistemas eletrônicos”, exemplifica o professor Aparecido Júnior de Menezes, Pró-Reitor Adjunto de Administração da UFSCar e um dos organizadores do evento. Entre os temas das palestras estiveram também a nanocelulose a partir de resíduos de plantas fibrosas, monitoramento de nanocelulose, aplicações fotônicas da biocelulose, entre outros.

Para a Reitora, é sempre uma satisfação para a Universidade receber especialistas internacionais de diferentes áreas do conhecimento que colaboram com a formação dos estudantes. Ela também frisou o papel relevante da UFSCar nas pesquisas em Ciência e Engenharia de Materiais, tendo em vista que muitos estudos realizados na Instituição ganham destaque em periódicos científicos internacionais.

Na ocasião, acompanharam a Reitora, o Pró-Reitor de Pesquisa, João Batista Fernandes, e a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Audrey Borghi e Silva. O workshop foi organizado pela UFSCar, por meio do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) e seus programas de pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) e Ciência dos Materiais (PPGCM-So), com a parceria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Midas, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) e Grenoble INP Pagora.

Deixe um comentário

Arquivado em Eventos