Reitora da UFSCar e equipe administrativa se reúnem com pesquisadores brasileiros e estrangeiros para tratarem sobre Sistemas Complexos

DSC_0208

Equipe da UFSCar em reunião sobre Sistemas Complexos. Foto: CCS/UFSCar

Na última terça-feira,  1º  de agosto, a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, e membros da equipe gestora da Universidade estiveram reunidos com especialistas da área de Sistemas Complexos, compartilhando informações sobre a temática e viabilizando parcerias em projetos de ensino e pesquisa.

No período da manhã, o professor José Roberto Castilho Piqueira, Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) fez uma apresentação sobre a criação do curso de Engenharia da Complexidade, na cidade de Santos (SP). Trata-se de um curso de formação de engenheiros, com caráter generalista e forte base matemática, que estarão aptos a trabalhar com assuntos complexos e ligados aos problemas da sociedade, como energia, urbanização, serviços e recursos humanos.

A iniciativa tem a cooperação do Groupes des Écoles Centrales da França; serão 50 alunos e 25% das disciplinas serão oferecidas por pesquisadores franceses. Metade da carga horária será destinada às aulas formais e a outra voltada para a realização de projetos, diagnósticos e soluções. A criação do novo curso não envolveu contratação de novos docentes e tem importante apoio da Prefeitura de Santos, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Embrapii, Shell, Itaú e Oxiteno.

Considerando a receptividade das ideias sobre Sistemas Complexos na UFSCar, Piqueira propôs o estabelecimento de uma parceria entre a UFSCar e a Poli-USP para a disseminação da visão de Sistemas Complexos no meio acadêmico e fora dele. Na ocasião, a Reitora destacou que o Programa de Pós-Graduação em Ciência Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), do qual faz parte e foi uma das fundadoras, tem características bastante alinhadas com as características da Engenharia da Complexidade e que a UFSCar, com sua diversidade de áreas, tem interesse em contribuir com os estudos em Sistemas Complexos.

O encontro contou com a presença do pesquisador Luc Quoniam, da Universidade de Toulon, na França.

Na parte da tarde, a equipe da UFSCar tratou sobre projetos desenvolvidos e em desenvolvimento no Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAP-SoL), com o professor José Carlos Maldonado, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), o analista de sistemas Artur Sampaio, também do ICMC-USP, e com Jesus Pascual Mena-Chalco, docente da Universidade Federal do ABC (UFABC). Na ocasião, foi apresentado o SGA (Sistema de Gestão Acadêmica) para análise de produção científica com base no Scriptlattes e o professor Maldonado propôs que equipes da UFSCar atuem como base de um projeto nacional de uso desses recursos no âmbito das universidades públicas federais.

Além da Reitora, participaram dos encontros o Vice-Reitor, Walter Libardi; a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Audrey Borghi e Silva; o Pró-Reitor de Pesquisa Adjunto, Ronaldo Faria; o Secretário Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais, Leandro Innocentini; a Secretária Geral de Informática, Claudia Mello; a Secretária Geral de Educação a Distância, Marilde Santos; o Diretor do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos, Paulo C. de Camargo; o Chefe de Gabinete, Hamilton V. da Silveira; a professora Luzia Costa, do Programa de Pós-Graduação de Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS); o professor Sérgio Mattos, do Departamento de Hidrobiologia (DHb); além de membros da equipe da Secretaria Geral de Informática, Paulo Matias, Silvia Maria Perez e Mesailde S. O. Matias.

Deixe um comentário

Arquivado em Inovar