Estudantes de Medicina realizaram o 8º Congresso Médico Universitário de São Carlos

De 6 a 9 de abril, a Casa do Médico da Sociedade Médica de São Carlos recebeu o 8º Congresso Médico Universitário de São Carlos (CoMUSCar), evento promovido pelo Acadêmico de Medicina Sérgio Arouca (CAMSA), órgão representativo dos estudantes do curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Na quinta-feira (07), a abertura do evento contou com a presença da reitora da UFSCar, profª Dra. Wanda Woffmann, do pró-reitor de Extensão (ProEx), profº Dr. Luiz Carlos de Faria, do chefe do Departamento de Medicina, Giovanni Gurgel Aciole, e do discente e presidente da Comissão, Victor Câmara Della Betta.

Segundo Wanda em seu discurso, são esses momentos que possibilitam aos alunos uma interação maior entre eles, palestrantes e profissionais da área. “Em nome da UFSCar, reforço que apoiamos ações como essa e, por isso, estamos aqui, para motivar essas atividades que são oportunidades de aprendizagem, além das aulas da graduação”, disse a reitora, reforçando que os trabalhos realizados na Universidade serão lembranças transformadas em momentos importantes na vida dos alunos. “Seja onde estiverem, daqui muitos anos, esses momentos serão inesquecíveis”, falou.

O pró-reitor Luiz Farias também deixou a sua mensagem, enfatizando que o curso de Medicina realiza muitas atividades de extensão e, por isso, a ProEx sempre estará à disposição. “Queremos que aproveitem o curso e que procurem os professores atuantes em extensão na UFSCar para que tragam e levem conhecimento para dentro e fora da Universidade”, falou.

“É o oitavo Congresso que partiu de iniciativa dos próprios alunos. Então podemos dizer que eles estão fazendo história”, finalizou o professor Giovanni Gurgel.

O evento promoveu palestras, discussões, oficinas, apresentação de pôsteres e o III Prêmio Nise da Silveira, uma exposição de trabalhos artísticos.

Confira como foi a programação: http://ufscar.br/comuscar/

 Sobre o CoMUSCar

Planejado e organizado pelos estudantes, o congresso é fruto do desejo dos estudantes de consolidar sua formação acadêmica por meio de um evento que alie atualização científica, ensino médico e visão global da saúde no Brasil.

O CoMUSCar tem como objetivo reunir estudantes e profissionais das áreas de saúde, visando a atualização dos conhecimentos dos participantes e o incentivo à pesquisa. Para isso, conta com palestras, mesa redonda e minicursos pré-congresso sobre temas atuais e de grande interesse, além da apresentação de trabalhos, com a premiação dos três primeiros colocados, incluindo o prêmio Sérgio Arouca. Esses prêmios têm a intenção de promover o interesse científico e aprimorar conhecimentos adquiridos durante os cursos de graduação da área da saúde.

IMG_0215

Reitora junto à mesa de honra na abertura do evento. Foto: AECR/Andrea Castro

Abertura do 8º CoMUSCar realizado neste ano na Casa do Médico. Foto: AECR/Andrea Castro

Abertura do 8º CoMUSCar, realizado neste ano na Casa do Médico. Foto: AECR/Andrea Castro

 

Deixe um comentário

Arquivado em Eventos