Simpósio Internacional de Educação a Distância será realizado em setembro na UFSCar

Entre os dias 8 e 27 de setembro, a UFSCar sedia a terceira edição do Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (SIED:EnPED:2016). O evento é promovido por meio de uma parceria entre a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Horizonte). Com a temática “Formação, Tecnologias e Cultura Digital”, a edição de 2016 do evento tem o objetivo de promover trocas de conhecimentos a respeito das relações entre a educação presencial e a distância, com particular atenção ao contexto de crise vivido pelo País atualmente. O evento pretende, também, sedimentar o intercâmbio entre pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e de outros países sobre suas experiências em EaD, estabelecendo parcerias e o debate coletivo sobre a natureza das pesquisas envolvendo o fenômeno educativo na atualidade.

Realizado em duas etapas (virtual e presencial), o SIED:EnPED se estabelece também como lugar de análise das implicações diretas e indiretas da implementação de cursos na modalidade de educação a distância em instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Na etapa virtual (de 8 a 25 de setembro), especialistas promoverão sessões de debates temáticos pelo ambiente virtual Moodle e haverá apresentações de trabalhos. A parte presencial (26 e 27 de setembro) será realizada no Campus São Carlos da UFSCar, com mesas-redondas e apresentação de trabalhos, além de atividades como lançamentos de livros, oficinas temáticas e apresentações culturais.

“Nas duas edições anteriores do evento, em 2012 e 2014, a UFSCar recebeu pesquisadores do Canadá, Espanha, Portugal, Estados Unidos e de todos os Estados do Brasil para debater a emergência de processos de ensino e aprendizagem sintonizados com a nossa realidade cultural e tecnológica. Dessa forma, a Instituição se faz presente e protagonista nas discussões mais atuais a respeito da educação do presente e para o futuro”, afirma Aline Reali, Secretária de Educação a Distância da UFSCar. Para Daniel Mill, coordenador do grupo Horizonte, é fundamental o envolvimento de toda a comunidade que pensa e faz educação no debate sobre novas propostas educativas. “O SIED:EnPED é um espaço privilegiado e já é referência no Brasil para trocas de ideias e experiências a respeito da educação a distância, da educação híbrida e da inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação nos processos educativos”, avalia Mill.

As pessoas interessadas podem submeter trabalhos para avaliação e apresentação em ambas as etapas ou para apenas uma delas. Os trabalhos devem ser resultado de investigação sistemática sobre EaD ou educação mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação. As inscrições já estão abertas e o período para submissão de trabalhos vai até o final de maio. As informações completas estão em www.sied-enped2016.ead.ufscar.br. Acompanhe também as novidades pela página do evento no Facebook.

Comentários desativados em Simpósio Internacional de Educação a Distância será realizado em setembro na UFSCar

Arquivado em Educação a distância, Eventos, Políticas de Educação e CTI