SeaD: Oficinas capacitam docentes para o uso do Moodle, visando aprimorar estratégias de ensino-aprendizagem em plataformas virtuais

Desde o início deste ano, a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da UFSCar, por meio de sua Coordenadoria de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Profissional (CoDAP), está oferecendo oficinas de capacitação e aperfeiçoamento para uso do Moodle, ambiente virtual de aprendizagem utilizado em atividades acadêmicas nos cursos presenciais e a distância. Até agora, já foram oferecidas a docentes as oficinas de Introdução à edição do Moodle 2.4; Tarefa do Moodle: configurações, usos e avaliação avançada; Questionário e Banco de questões do Moodle: configurações e usos; Fórum, Diário e Chat do Moodle: usos e configurações; Base de dados e Glossário do Moodle: explorando formas de compartilhamento de conteúdos; Laboratório de avaliação do Moodle: explorando a autoavaliação e a avaliação por pares; Lição do Moodle: construindo trilhas flexíveis de apresentação e avaliação de conteúdos; e Pesquisa, Pesquisa de Avaliação e Escolha do Moodle: possibilidades de surveys, consultas e enquetes.

No próximo dia 28, será ofertada a oficina “Wiki e Etherpad do Moodle: possibilidades de trabalho colaborativo”. São 10 as vagas oferecidas e as inscrições podem ser feitas até a véspera do encontro, via formulário online. As atividades são presenciais e são realizadas no Laboratório Integrado de Formação em Educação e Tecnologias (LaIFE-SEaD), no edifício AT3, no Campus São Carlos. Todos os treinamentos devem ser reofertados no segundo semestre de 2016.

O objetivo da iniciativa é incentivar docentes a fazerem um uso cada vez mais integral e eficiente do Moodle, explorando com propriedade todos os recursos do ambiente virtual. “A nossa intenção é ajudar a incrementar as disciplinas presenciais por meio das ferramentas virtuais disponíveis no Moodle, em um esforço para tornarmos os processos de ensino-aprendizagem sempre mais qualificados e sintonizados com a realidade cultural e tecnológica que vivemos”, afirma Aline Reali, Secretária Geral de Educação a Distância da UFSCar. As oficinas, que integram o Programa de Formação para Educação e Tecnologias da SEaD, também fazem parte de um esforço maior da Secretaria em identificar os desafios e as possibilidades de aproximações entre educação presencial e educação a distância, em prol de uma educação de qualidade. “Temos realizado estudos sobre como implantar propostas educacionais híbridas e, também, reflexões sobre a docência a partir das possibilidades tecnológicas atuais e do uso de tecnologias em processos formativos coletivos. São discussões importantes para que o ensino oferecido pela UFSCar acompanhe as aceleradas transformações sociais que atravessamos”, diz Reali.

A SEaD também dispõe de um serviço contínuo de apoio aos usuários do Moodle, com atendimentos presenciais e online que podem ser solicitados pelo SAM – Serviço de Apoio Moodle, além de materiais para consulta disponíveis na sala Tutoriais para o Moodle e na sala Portfólio de Atividades e Recursos do Moodle. Também foi disponibilizada uma FAQ para as principais dúvidas sobre o Moodle.

Comentários desativados em SeaD: Oficinas capacitam docentes para o uso do Moodle, visando aprimorar estratégias de ensino-aprendizagem em plataformas virtuais

Arquivado em Educação a distância